quinta-feira, novembro 12, 2009

CAMINHADA DESAFIOS – 21 DE NOVEMBRO


CAMINHADA DESAFIOS – 21 de NOVEMBRO
A Caminhada Desafios de Novembro vai-nos conduzir a uma jornada de exploração e descoberta, de paisagens paradas no tempo e perdidas na história, de locais simples mas tão mágicos…
“À semelhança do que aconteceu em Rio de Frades e noutros pontos do leste arouquense, também em Regoufe a pesquisa e exploração do volfrâmio não resultou das necessidades da II GGM. Desde os começos do sec. XX se registou a declaração de numerosas áreas de interesse metalífero na freguesia de Covelo de Paivó, detectadas por exploração à superfície, para as quais, em muitos casos, se viria a requerer alvará de exploração.
Os alvarás para as minas mais importantes de Regoufe são concedidos por volta de 1922, sob registo de cidadãos ingleses e franceses. Mas, só em 1941 (já em plena 2ª GGM) é constituída a principal empresa de exploração, a Companhia Portuguesa de Minas, que funcionava principalmente com capitais e administração britânicas.
Por falta de registos, não é possível quantificar o número de operários e outro pessoal empregado no complexo mineiro, mas ao que parece terá ultrapassado de largo o milhar de pessoas.”
www.youtube.com/watch?v=t1axZ2VeZRE
www.youtube.com/watch?v=4bAYoeatPnI&feature=related
Esta é “A Aldeia Mágica”
O surto da população e o desaparecimento progressivo da sociedade agrícola que se fizeram sentir, principalmente a partir da década de 1950, levaram ao abandono das terras e das casas desta e de muitas outras aldeias do nosso país.
Toda a cultura e conhecimento que estes lugares representam está, hoje, em vias de extinção. São memórias ancestrais que representam o espelho daquilo que fomos e que vivemos.
A Drave é um desses lugares míticos. Uma aldeia perdida numa cova da Serra da Arada, situada a 1000 metros de altitude, praticamente isolada dos lugares vizinhos, com fracos acessos, quase impraticáveis durante o Inverno.
Aqui as casas são feitas de pedra, denominada pedra lousinha, sendo a sua cobertura de xisto. Os arruamentos são estreitos e irregulares. À sua volta, os campos de cultivo, que no passado foram uma fonte de subsistência dos habitantes encontram-se hoje quase abandonados (exceptuando os rebanhos que deles fazem pasto e os pastores que por aqui vão passando). Durante muitos anos a Drave teve só dois habitantes, agora encontra-se desabitada.
www.youtube.com/watch?v=6m8hfYzmke0


Entre connosco nesta Aventura! Inscrições até 19 de Novembro.Mais informações e inscrições através do e-mail: informacoes@desafios-lda.pt

Sem comentários: