segunda-feira, fevereiro 22, 2010

CRER recebeu uma menção honrosa nos European Enterprise Awards 2010



CRER recebeu uma menção honrosa nos European Enterprise Awards 2010

O CRER, rede promovida pela ADRIMAG, em parceria com a ADC Moura, CRIA - Centro Regional para a Inovação do Algarve (Universidade do Algarve), Escola Profissional de Alte, AEVA - Escola Profissional de Aveiro, Câmara Municipal de Alvito e Câmara Municipal de Moura, entidades membros da rede CRER, recebeu uma menção honrosa nos European Enterprise Awards 2010, na categoria “Iniciativa Empresarial responsável e inclusiva”. Estes prémios são promovidos pela Comissão Europeia, com o objectivo de incentivar a iniciativa empresarial nas diversas regiões da Europa e pretendem ser um tributo às boas práticas que, em diversas áreas, contribuam para criar um clima favorável ao desenvolvimento sustentado das economias.
A cerimónia pública de entrega dos prémios aos vencedores da fase nacional dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial foi realizada a 10 de Fevereiro e teve lugar no Centro Cultural de Belém. Uma sessão, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento, Fernando Medina.
O projecto CRER - Criação de Empresas em Espaço Rural foi um projecto desenvolvido com o apoio e financiamento da Iniciativa Comunitária EQUAL e por uma parceria de desenvolvimento (PD) composta por diversas entidades, públicas e privadas, nomeadamente, AECA – Associação Empresarial do Concelho de Arouca, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, Centro Novas Oportunidades – Sever do Vouga, Desafios, Desporto e Aventura Lda.- Empresa de Formação e Actividades Outdoor, FORESP – Escola Tecnológica de Vale de Cambra, SEMA – Associação Empresarial, Universidade de Aveiro/DEGEI – Departamento de Economia, Gestão e Inovação Industrial.
O projecto surgiu da necessidade de existir, na região de intervenção da ADRIMAG, uma entidade que pudesse estimular o empreendedorismo, prestar apoio à criação de empresas e facilitar o acesso a financiamento, dado que é uma região rural com grandes dificuldades em termos de acessibilidade e com elevado número de desempregados, nomeadamente jovens e mulheres.
Com o projecto CRER, surgiu a metodologia CRER - metodologia integrada de apoio ao empreendedor com três vertentes distintas:
1. Uma vertente de informação e sensibilização para o empreendedorismo e criação de empresas
2. Uma vertente para maturação e finalização de um projecto de criação de empresas – Plano de Negócios, consubstanciada no apoio à preparação e elaboração de um plano de negócios
3. Uma vertente para teste e experimentação de ideias de negócio, concretizada no apoio ao teste de uma ideia de negócio, sem que o empreendedor tenha necessidade de constituir uma empresa
A metodologia do CRER foi totalmente incorporada pela ADRIMAG que continua a apoiar empreendedores, de forma a ajudá-los na elaboração do plano de negócios, estudo de viabilidade e pesquisa e obtenção de financiamento para o arranque do negócio. Para além disso, a metodologia CRER foi disseminada com o apoio da Acção 3 da Iniciativa Comunitária EQUAL, para 6 entidades: ADCMoura - Associação de Desenvolvimento do Concelho de Moura, Câmara Municipal de Moura, AEVAEPA – Associação para a Educação e Valorização dos recursos Humanos do Distrito de AveiroEscola Profissional de Aveiro, Universidade do Algarve – CRIACentro de Regional de Inovação do Algarve, Escola Profissional de Alte e Câmara Municipal de Alvito.
De forma a facilitar a incorporação da estrutura CRER e/ou metodologia e instrumentos CRER, foi constituída uma rede, com participação de todos os incorporadores da metodologia, cujo objectivo é assegurar a divulgação e disseminação do CRER (metodologia/instrumentos e estrutura) a entidades que visem objectivos idênticos aos do CRER, de forma organizada, com uma imagem corporativa única e actuando numa lógica de rede de cooperação interinstitucional.
A disseminação da metodologia e instrumentos CRER foi efectuada com o apoio da Acção 3 da Iniciativa Comunitária EQUAL. As actividades de disseminação tiveram por base o produto desenvolvido no âmbito do projecto denominado CRERGuia metodológico para criação e apropriação e uma metodologia de disseminação orientada para a transferibilidade das competências mobilizadas para o apoio aos empreendedores, assegurada não apenas num mecanismo de formação “em sala” mas, sobretudo, em contacto directo com os processos de formação personalizada e individualizada. Assim, aliados à oferta formativa, foram asseguradas visitas de acompanhamento complementares junto das entidades com evidente experiência da metodologia.
Em termos futuros o que se pretende fazer é dar continuidade ao CRER através da rede CRER. Estão a ser desenvolvidos projectos apoiados pelo Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, nomeadamente Leonardo da Vinci Parcerias e GRUNDTVIG Parcerias, na área da criação de empresas e empreendedorismo, que visam a melhoria de competências dos técnicos de acompanhamento, através da participação em reuniões de trabalho e formação dos técnicos que efectuam o acompanhamento à criação de empresas, usando a metodologia CRER. Pretende-se com a Rede CRER, proporcionar novos oportunidades de aprendizagem, quer aos técnicos, quer aos empreendedores e melhorar continuamente os serviços prestados aos empreendedores.
Está ainda em curso o programa Erasmus Jovens Empreendedores que vai permitir aos novos empreendedores trabalhar, por um período máximo de 6 meses, junto de um empreendedor experiente, inseridos na sua PME, noutro país da União Europeia.
Para mais informações sobre a lista de projectos vencedores por categoria consultar -http://www.iapmei.pt/iapmei-mstplartigo-01.php?temaid=161&msid=4

Sem comentários: