segunda-feira, setembro 14, 2009

Caminhada - Aldeia da Pena

O desafio do mês de Setembro levou-nos à Aldeia da Pena, que "perdida" lá no fundo da serra de S. Macário nos recebeu com as suas lendas e as suas (poucas, muito poucas, mas também muito simpáticas) gentes!
A viagem ("sofrida" ) do ponto de encontro até à aldeia fez-se de automóvel. Uns bons 40 minutos que valeram a pena assim que se avistou a aldeia lá do alto de S. Macário. Após a chegada à Pena foi tempo de repor algumas energias e partir para a aventura que nos esperava.
Rumando em direcção a Covas do Monte o grupo foi alcançando as montanhas que à primeira vista pareciam inacessíveis, mas chegando quase ao seu topo a paisagem revelou-se extraordinária.
Observada, ao longe, a aldeia de Covas do Monte e o Portal do Inferno foi tempo de rumar a Covas do Rio onde o famoso "coreto" nos aguardava para a pausa do almoço e de descanso. Não sem antes ouvirmos algumas das histórias e lendas da aldeia contadas por um dos seus habitantes.
A tarde seria de regresso à Aldeia da Pena, fazendo o "caminho onde o morto matou o vivo", ou "onde a cabra matou o lobo" no seu sentido inverso. Um pequeno oásis bem por baixo da "ponte dos mouros", no meio das escarpas da montanha permitiu mais uns minutos de convívio e de reposição de energia, pois seguir-se-ia a etapa mais dura da jornada.
Cada um ao seu ritmo, todos se encontraram no cimo da escarpa para se seguir a foto de família e o regresso ao local de partida.
Mais uma aventura, mais um dia de natureza!

2 comentários:

Pedro Tavares disse...

Pois é pessoal... Isto foi um dia e peras!
Apesar das dificuldades, lá chegamos a bom porto.
Mais um dia em que, além, do convívio salutar entre os presentes, tivemos a oportunidade de desfrutar as belíssimas paisagens da Serra de São Macário.
Até á próxima.

Ângela Lima disse...

Mais uma vez, e com muita pena, não pude participar neste custoso, mas belissímo percurso.
Mas ainda bem que ficam as fotografias para eu poder matar saudades dos colegas caminhantes e destas maravilhosas paisagens.
Cumprimentos a todos.